Que tal uma viagem à descoberta das praias da costa do Mar Negro, que se estende ao longo de 370 quilómetros? A Bulgária possui paisagens muito diversificadas, com lagos, montanhas, cidades históricas e pitorescas e uma imensa costa com praias de areias finas e águas com temperaturas médias de 24ºC . Sofía, Plovdiv e Varna são as cidades consideradas as pérolas da Bulgária.
SOFIA
A capital de Bulgária, com perto de 1.200.000 habitantes, situa-se a 550 m. sobre o nível do mar, aos pés do monte Vitosha. Trata-se de uma das cidades mais antigas da península balcânica, que impacta pelas verdes áreas, pela limpeza das ruas e pela quietude do ambiente. Conserva, com profundo zelo, as ruinas das épocas trácia, romana, bizantina, búlgara e osmanli.
Em Sofia não há uma abundância de monumentos como em outras cidades européias, mas seu encanto reside em sua atmosfera, na aproximidade a Vitosha, nas numerosas fontes termais e em suas amplas avenidas e ruas. Destruida em múltiplas ocasiões, esta "cidade da sabedoria" sempre tem ressuscitado de suas cinzas, como uma Ave Fênix, para brilhar a cada vez mais, com mais luz. Talvez por isso diz-se que Sofía, "cresce, mas não envelhece".
PLOVDIV
Plovdiv talvez seja a cidade mais formosa da Bulgária. A Eumolpia trácia, a Filipópolis antiga, a Trimontium romana, a Felibe turca ou a Plovdiv búlgara, são alguns dos nomes que têm recebido a cidade no decorrer de sua dramática história. Sitiada nas beiras do rio Maritza, Plovdiv é, além de ser a segunda cidade em importância do país, o ponto onde convergem as rotas da Ásia Menor, para Europa e do Centro da Ásia para Grécia. A melhor maneira de descubri-la é caminhando por suas estreitas ruas adoquinadas que guardam casas do mais puro estilo "barroco balcânico", caracterizadas pelo salão principal, rodeado pelas habitações familiares e por seus tetos belamente trabalhados (a maioria destas casas estão abertas ao público, pois alojam museus, galerias ou restaurantes). Por outro lado, desde a altura de suas colinas pode-se desfrutar da vista dos Rodopes e da planície trácia.
VARNA
Chamada a "Pérola da Riviera do Mar Negro", Varna é a terceira cidade búlgara e o porto mais importante do país no Mar Negro. É a capital do verão da Bulgária, já que suas finas praias, providas de impressionante condomínios turísticos, atraem numerosos turistas e viajantes que procuram o descanso e a tranquilidade. A Bandeira Azul tem sido sucessivamente atribuída às suas praias. Como pano de fundo, as magníficas montanhas, com uma diversidade enorme de fauna e flora, e uma herança cultural que vale a pena descobrir. Excelente destibo para quem quer deitar-se na areia e apreciar o Sol, ou vai à procura de férias animadas, com muito desporto à mistura. Varna conta ainda com belos jardins e monumentos históricos de diversas épocas. Desde Varna pode-se chegar a Zlatni Pyasatsi ou Praia Dourada, o centro turístico mais exclusivo da Bulgária. Os mais de 60 hotéis encontram-se escondidos entre os bosques, muito perto das praias, o que confere-lhe um particular encanto. Este centro oferece todas as facilidades para os esportes náuticos.

Mininas ta dificil...
A minha opiniao no momento divide-se entre Capri e Varna...
Girl Trip: Rita